Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

STF: Estrangeiro no Brasil pode receber Auxílio Previdenciário

Publicado por Priscila Laurent
há 4 anos

No final do mês de abril de 2020, o STF decidiu que os estrangeiros idosos ou com deficiência residentes no Brasil podem receber o benefício de prestação continuada pago pelo INSS. A condição é que comprovem não arcar com o próprio sustento e da família, além de atenderem os requisitos para a concessão do benefício.

A decisão se deu com base no princípio da territorialidade e não da nacionalidade, ou seja, basta residir no país. Ainda, foi fundamentada, resumidamente, nos arts. 203, inc. V e , caput, ambos da Constituição Federal, e no princípio da dignidade humana.

Por fim, o caso foi decidido em sede de Recurso Extraordinário (587970) com reconhecimento de repercussão geral, o que significa que os tribunais deverão seguir este entendimento.

Se você conhece ou é um estrangeiro no Brasil nestas condições, não deixe de consultar um advogado.

Por Priscila Laurent Pereira

Advogada - OAB/RS 110.977

  • Sobre o autorNum mundo globalizado, é preciso advogados globalizados
  • Publicações7
  • Seguidores1
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações124
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stf-estrangeiro-no-brasil-pode-receber-auxilio-previdenciario/857077020

Informações relacionadas

Carla Setúbal, Advogado
Modeloshá 4 anos

Recurso Inominado Previdenciário

Modeloshá 5 anos

Recurso inominado/apelação

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)